CALENDÁRIO

domingo, 8 de março de 2015

MANIFESTAÇÕES LIVRES EM DEFESA DO SUS


Reunião Preparatória à 15.ª Conferência Nacional de Saúde


A 15.ª Conferência Nacional de Saúde é um espaço político de manifestação e deliberação sobre a saúde e a educação na saúde que deve ser aberto a toda a Nação Brasileira. Nesse sentido, propõe-se para o Estado de Minas Gerais a realização de assembleias livres à manifestação popular, aqui entendidas como oportunidades de expressão daqueles que desejarem fazê-lo.Os locais de registro dessas manifestações serão diversificados pensando a princípio, nas praças e ruas, locais de acúmulo de pessoas como as estações rodoviárias, locais de embarque de coletivos municipais, intermunicipais e estaduais, escolas, universidades, serviços de saúde, feiras e parques.Mediante consentimento, as falas serão registradas e disponibilizadas nas redes sociais. O registro acontecerá por meio de nossos aparelhos celulares.

Duas reuniões foram agendadas para o dia 11 de março em horários diferentes para facilitar a participação: às 16:00 hs e 19:30 hs na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, Avenida Augusto de Lima, 2061 (entrada pela Rua Barbacena), Barro Preto.

 Contamos com a participação de vocês.

Por favor, confirmem a participação na reunião por meio do e-mail: movimentoredeunidamg@gmail.com.


Contato com este blog conslocsaudepompeia@gmail.com.



quarta-feira, 4 de março de 2015

O CONSELHO DA UPA LESTE INFORMA

REUNIÃO ORDINÁRIA - MARÇO DE 2015

Conforme o calendário de reuniões em vigor, a reunião ordinária deste mês será realizada na próxima sexta-feira, dia 6, às 14 horas, nas dependências da UPA Leste (Rua Vinte e Oito de Setembro, 372).


Pauta da reunião:
1 – Reflexão - Água  - Repasse da palestra do professor Ivanildo, da      COPASA.   
2 - Leitura da ata da última reunião.
3 - Informes - Palavra livre.
4 - Apresentação do relatório de acompanhamento da construção da nova UPA.
5 - Leitura e análise das queixas e sugestões.
6 - Estudo de mais uma parte do Regimento Interno.
7- Lanche.

Contato com este blog conslocsaudepompeia@gmail.com.



terça-feira, 3 de março de 2015




ESTAMOS COMEMORANDO
 A 6.000.ª
(SEXTA MILÉSIMA)

VISITA A ESTE BLOG!

Contato com o moderador deste blog: conslocsaudepompeia@gmail.com.


segunda-feira, 2 de março de 2015

SÍNDROME DE DIÓGENES



A pessoa que sofre da Síndrome de Diógenes, além do acúmulo exagerado e empoeirado de livros, revistas, móveis com defeito, ferramentas, recipientes diversos, produtos químicos, metais, pedaços de madeira, materiais de construção, material elétrico e aparelhos eletroeletrônicos, obsoletos ou com defeito, na maioria das vezes junta também itens insalubres que produzem mau cheiro e atraem insetos e roedores.

Numa época em que a dengue e a chikungunya constituem sérias ameaças, é importante tomar cuidados em relação à proximidade com os locais em que residem portadores da Síndrome de Diógenes.






A síndrome de Diógenes tem tratamento!


Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com.





sábado, 21 de fevereiro de 2015

PROCURE COMER FRUTAS EM JEJUM


 Existem várias crenças a respeito de comer frutas antes do café da manhã. Existem aqueles que acreditam que não é saudável fazê-lo e outros que consideram que o melhor complemento que pode ser adicionado à nossa dieta diária, quando estamos em jejum, é uma fruta.





O que é melhor?

Sem dúvida alguma, a fruta é perfeita para começar o dia, um dos motivos é que o nosso sistema digestivo não precisa de uma grande quantidade de energia para processá-la e, além disso, ela oferece diferentes benefícios para o funcionamento do organismo diariamente.

Assim, as frutas são consideradas como o único alimento capaz de fazer com que o cérebro trabalhe com mais rapidez, oferecendo equilíbrio com as demais partes do corpo.

Por outro lado, na composição de diversas frutas encontramos os elementos mais importantes para o bom funcionamento de nosso organismo. O maior elemento em sua composição é a frutose, composta por aproximadamente 95% de água. E, quando falamos em tanta água na composição de uma fruta, estamos falando de um “alimento” capaz de limpar o organismo e beneficiá-lo.


Há um jeito certo de comer frutas?

O problema no consumo de frutas é que a maioria das pessoas desconhece a maneira adequada de fazê-lo. Neste caso, o que deve ser feito é consumir as frutas quando estamos em jejum ou quanto nosso estômago está vazio.


Por que consumir frutas quanto estamos em jejum ou com o estômago vazio?

Este é o modo mais eficaz de consumir frutas, visto que no princípio da digestão elas não são digeridas pelo estômago, mas sim pelo intestino delgado. As frutas passam rapidamente pelo estômago e são direcionadas para o intestino, lugar onde liberam seus açúcares.

Porém, se junto às frutas tivéssemos consumido amidos, batata, carne, elas não realizariam o processo de chegar até o intestino, que é onde desempenham sua melhor função e são fermentadas.


Se eu como frutas e me sinto mal, qual é o motivo?

Se você come alguma fruta e depois sente um sabor desagradável na boca, ou sente incômodo no estômago, sentindo-o pesado, é porque, sem dúvidas, não comeu a fruta da maneira mais adequada e seu estômago não estava vazio.



Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com.



quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

NOTÍCIAS DO CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS DA SAÚDE (CEBES)




A luta pelo fortalecimento do financiamento do SUS é histórica. A Constituição Federal de 1988 definiu inicialmente a destinação de 30% do Orçamento da Seguridade Social para financiar as despesas do Sistema Único de Saúde (SUS), mas isso nunca foi cumprido. Desde então, o SUS tem sofrido golpes sucessivos no processo de financiamento e, o último, talvez o mais grave, foi a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional 358 na noite do dia 10/02/2015.

Conhecido como “PEC do Orçamento Impositivo”, este projeto trata não somente da execução orçamentária obrigatória das emendas parlamentares, mas também altera a metodologia de financiamento do Sistema Único de Saúde que vai reduzir os recursos para o Ministério da Saúde: segundo projeções preliminares do Conselho Nacional de Saúde, baseada no crescimento nominal do PIB, o cenário mais otimista representa uma perda aproximada de R$ 7 bilhões e o cenário mais realista indica que a perda será de R$ 10 bilhões em 2015. Para uma referência de comparação, esta cifra representa em torno de 30% do orçamento destinado para a atenção básica de saúde.

Essa perda fica evidenciada a partir da simples verificação da aplicação federal em saúde em 2014, que foi de 14,3% das receitas correntes líquidas, contra 13,2% que será a aplicação mínima pela PEC 358 em 2015.


A aprovação desta PEC 358 revela que a maioria dos parlamentares brasileiros não mostra nenhum compromisso com o Sistema Único de Saúde e com o direito universal à saúde preconizado pela Constituição Federal. Além disto, fere o princípio do não retrocesso das políticas e das conquistas sociais.



Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com.


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

PAUTA DA PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2015 DESTA COMISSÃO


Data: 25/2/2015, às 14 h.

  Local: Sala de reunião do Centro de Saúde Pompeia.


1– Reflexão: Por que estamos passando por este momento?

2– Leitura da ata anterior e sua aprovação.

3 - Palestra com Givanildo da COPASA, sobre os meios de redução do consumo de água nas residências e no local de  trabalho.

4 – Informes Gerais:

                   *  Respostas da caixa de reclamações/sugestões.

       *  Palavra livre para informes, queixas e sugestões, (três minutos para cada pessoa).

5 - Lanche.


Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com.


    Por questão de foro íntimo, estamos encerrando nesta data as atividades deste blog .