CALENDÁRIO

terça-feira, 20 de março de 2018

FLAGRANTE




Odete Xavier, usuária de nosso centro de saúde, escritora, organiza os livros da biblioteca após sair de uma consulta:





Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com

sexta-feira, 16 de março de 2018

MORCEGOS NOSSOS DE TODOS OS DIAS



A incidência de morcegos nas cidades aumenta com o calor. Nesta época do ano é mais comum porque 80% dos morcegos se alimentam de insetos ou frutas.

Clique na imagem para aumentá-la.


Um fator decisivo na caracterização das espécies de morcegos é o seu tipo de alimentação:

- Morcegos insetívoros: se alimentam exclusivamente de insetos;

- Morcegos nectarívoros ou polinívoros: essa espécie de morcego se alimenta de néctar e pólen;

- Morcegos carnívoros: são os morcegos que se alimentam de rãs, camundongos, pequenas aves e até mesmo de outros morcegos;

- Morcegos hematófagos: são os famosos morcegos que se alimentam de sangue de animais;

- Morcegos frugívoros: se alimentam de frutas.

              

        É possível um morcego não hematófago também ser capaz de transmitir a raiva, pois ele pode ter sido contaminado por outro morcego.


Caso seja necessário, solicite a assistência do Controle de Zoonoses de nosso Centro de Saúde:
Tel. 3277-4242.

 Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com


segunda-feira, 12 de março de 2018

sábado, 10 de março de 2018

O “VETANDO O VETOR” FOI UM SUCESSO!



A pista de caminhada da Av. dos Andradas esteve movimentada na manhã da última quinta-feira!

Com o comparecimento de cerca de 250 pessoas, envolvendo os integrantes das entidades que organizaram o evento e populares, o evento conseguiu chamar a atenção para o combate ao mosquito da dengue, principalmente diante do risco de contaminação por febre amarela.

Houve várias atividades de alongamento, caminhada, aferimento de pressão arterial e Lian Gong. Em relação a esta arte corporal chinesa, há que se destacar o ótimo desempenho e orientação da farmacêutica Cecília Bahia, do Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes, do Bairro Sagrada Família. Uma tenda foi montada para se falar sobre o aleitamento materno, como homenagem ao Dia Internacional da Mulher.   

O educador físico Henrique Soares Medeiros, da Academia da Cidade do Bairro Sagrada Família e do Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes, "comandou" com  um ótimo "pique" as atividades físicas. 


A equipe da Unidade da Pompeia marcou forte presença

Foto1. 

Foto 2.

Turma Grupo da Alegria.

Aula de Liang Gong.



Barraca com exposição de vetor



Teatro Mobiliza SUS




Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com




segunda-feira, 5 de março de 2018

DIA MUNDIAL DO RIM


                         Fonte: Sorriso Pensante - http://www.ivancabral.com/2009/11/cartum-pedra-nos-rins.html




No dia 8/3, quando serão celebrados o Dia Internacional da Mulher e o Dia Mundial do Rim, a Unidade de Referência Secundária Sagrada Família (URRSF), localizada na Rua Joaquim Felício, no bairro Sagrada Família, promoverá para o público em geral atividades informativas relacionadas à saúde dos rins e da mulher, atividades essas que serão realizadas durante parte da manhã e até às 16 horas, no ambulatório de nefrologia.

Na ocasião, uma equipe multidisciplinar de nutricionistas, enfermeiros e psicólogo ministrará palestras sobre alimentação e cuidados com os rins, e realizará aferição de pressão arterial e medidas de peso e altura para cálculo do estado nutricional.

Na mesma data ocorrerá uma videoconferência com médicos nefrologistas, enfermeiros e nutricionistas de todos os Centros de Saúde da Rede Municipal sobre os cuidados com as doenças que acometem os rins, a fim de qualificar as referências para a atenção secundária e reforçar o cuidado em rede.

Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com

sexta-feira, 2 de março de 2018

CONVITE



Centros de Saúde da Regional Leste promovem ação contra o Aedes aegypt


                                 


Nosso Centro de Saúde, juntamente com o Controle de Zoonoses Leste e os Centros de Saúde Paraíso, Horto e Marco Antônio de Menezes realizarão a ação “Vetando o Vetor” para chamar atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Você está convidado(a)!

O evento, aberto ao público, será realizado no dia 8/3, a partir das 8h30, na pista de caminhada da Avenida dos Andradas, e contará com a participação dos alunos das Escolas Municipais São Rafael e Santos Dumont, e com frequentadores das Academias da Cidade dos bairros Sagrada Família e Paraiso.

Neste dia, além de orientações sobre a prevenção ao mosquito que é transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika e prevenção ao mosquito Haemagogus, transmissor da febre amarela na zona rural, serão prestadas informações sobre como se prevenir contra essas doenças. Haverá várias atividades de alongamento, caminhada, aferimento de pressão arterial e Lian Gong. Também será montada uma tenda para se falar sobre “Aleitamento Materno”, como homenagem ao Dia Internacional da Mulher.   

Participe e leve seus parentes e amigos! A dengue pode matar!


Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com



    Por questão de foro íntimo, estamos encerrando nesta data as atividades deste blog .