Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com.
Este blog FOI um órgão divulgador da Comissão Local de Saúde da Unidade Básica de Saúde Dr. Clóvis Boechat de Menezes (Centro de Saúde Pompeia). Ele ATUAVA como um quadro de avisos e propagador de práticas saudáveis para o dia a dia. Por questão de foro íntimo, suas atividades foram enceradas em 16 de novembro de 2022.
MÉTODO WOLBACHIA NA NOSSA REGIÃO
A Fiocruz conduz programa com a bactéria Wolbachia, que, ao ser inserida em mosquitos Aedes aegypti inibe também a transmissão de Zika, chikungunya e febre amarela.
O Método Wolbachia vai começar a ser desenvolvido em outras regionais da cidade a partir de novembro. A iniciativa também passa a integrar as ações do Estudo Clínico Controlado Randomizado (RCT, sigla em inglês).
Até o fim do ano, todos os bairros que estão contemplados no estudo
clínico, em uma área onde vivem cerca de 400 mil pessoas, vão ser atendidos. A
iniciativa é complementar às demais ações de controle das arboviroses
realizadas pela PBH. A implantação será progressiva, até atingir a totalidade
da cidade.
Para mais informações sobre as ações e os locais que vão passar a contar com a iniciativa, procure a gerência de zoonoses das regionais, se informe e ajude a conscientizar a população sobre a importância dessa nova estratégia.
O Método Wolbachia começou a ser implantado em Venda Nova, no dia 5 de outubro, com soltura dos mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia nas áreas de abrangência dos centros de saúde Copacabana, Jardim Leblon e Piratininga. As ações são realizadas pelos agentes de combate a endemias e contam com apoio da comunidade local.
A Wolbachia é um microrganismo intracelular presente em 60%
dos insetos da natureza, mas que não estava presente no Aedes aegypti. Quando
presente no Aedes, ela impede que os vírus das doenças transmitidas pelo vetor
se desenvolvam dentro do inseto, contribuindo para a redução da dengue, zika e
chikungunya. Para produção desses mosquitos foi implantada pelo município uma
biofábrica no Bairro São Francisco.
O Estudo Clínico Controlado Randomizado é complementar ao trabalho de
implementação do Método Wolbachia realizado pela PBH e Fiocruz, e será
conduzido por uma equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A pesquisa prevê o monitoramento da saúde de crianças de 6 a 11 anos, de
escolas municipais para acompanhar a incidência de doenças transmitidas pelo
Aedes e, portanto, aferir o impacto sobre a transmissão das arboviroses
transmitidas pelo vetor.
Contato
com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com.
A amamentação é capaz de reduzir em 13% a mortalidade
infantil por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos.
As fotos de
duas caixas com leite humano, enviadas hoje ao Banco de Leite Humano da
Maternidade Odete Valadares, ilustram que esse trabalho continua, apesar da
pandemia:
Carmen Furtado, auxiliar de enfermagem, encarregada de
providenciar o acondicionamento e envio do precioso alimento ao mencionado
banco de leite:
Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com.
Ágora Abrasco debate hoje condições e possibilides para o
retorno às aulas
A
questão acerca da volta às atividades escolares tem tomado grande espaço no
debate público por conta da decisão de retorno sinalizada por alguns estados do
país. A decisão desperta a preocupação de educadores, sanitaristas, estudantes
e familiares e é, antes de tudo, uma medida que impacta toda a sociedade e
requer medidas de controle sanitário, de rastreamento e testagem de casos. Para
aprofundar o debate, a Ágora
Abrasco realiza nesta terça-feira (22/09) esta sessão que
reunirá especialistas em saúde, educadores e gestores para falar sobre o tema.
Colóquio: Covid-19
e o retorno às aulas: condições e possibilidades
Assista
na TV Abrasco
Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com.
LEI Nº
8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.
TÍTULO I
DAS
DISPOSIÇÕES GERAIS
DISPOSIÇÃO
PRELIMINAR
Art. 2º A
saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as
condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
O Sistema
Único de Saúde do Brasil – conhecido como SUS – lançou os alicerces de um
sistema de saúde melhor para o país, contribuindo para o bem-estar social e a
melhoria da qualidade de vida da população, é o que afirma o livro “20 anos de
Construção do SUS no Brasil”, lançado pelo Banco Mundial.
Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com.
Mércia
Inês Pereira, nossa primeira secretária, completa hoje mais um ano de vida.
À
competente companheira, que também é participante ativa da causa ambiental,
nossos votos de muita saúde e longos anos de vida!
Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com.
CONCEIÇÃO DORNAS
É
com economia de palavras que este blog saúda
a companheira Conceição Dornas, atual Presidente da Comissão Local de Saúde do
Centro de Saúde Pompeia, pois, se fossem enumerados aqui todos os bons serviços
prestados por ela à comunidade durante quase cinco décadas, o tempo de que dispomos
e o espaço permitido por este blog
não seriam suficientes.
Desejamos à invejável guerreira muita saúde, paz, amor e vida longa!
Por questão de foro íntimo, estamos encerrando nesta data as atividades deste blog .