CALENDÁRIO

domingo, 28 de abril de 2013

CUIDE DE SUA CASA. FALE COM SEUS VIZINHOS. CONVERSE COM A PREFEITURA.




Evitar a dengue só é possível com a participação de todos. Por isso, fique de olho na sua casa, no seu trabalho e elimine tudo que possa transformar-se em foco do mosquito. Estimule seus amigos e vizinhos a fazerem o mesmo.




Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com

sexta-feira, 26 de abril de 2013

CONVITE



PLENÁRIA DE MULHERES


A Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte convida as conselheiras distritais e locais de saúde para a plenária de conselheiras de saúde que será realizada no dia 29/04/2013, às 14h, no Plenário Conselheiro Evaristo Garcia, situado na Avenida Afonso Pena, 2336, 14º andar, Funcionários.

A pauta será a saúde da mulher na fase não reprodutiva (fluxo de atendimento, prevenção, histerectomia). Pedimos que este convite seja amplamente divulgado para podermos impulsionar a plenária de conselheiras de saúde.

Contamos com o apoio de todos os conselhos.

Atenciosamente,

ANGELA DE ASSIS MAIA MOURA
Presidente do Conselho Municipal de Saúde

Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com

terça-feira, 23 de abril de 2013

RECOMENDAMOS UM LIVRO MUITO ESPECIAL


Editora Ergo – ISBN:  978-85-99759-04-2




Autor: Dr. Julizar Dantas.   

Existe um consenso na Medicina de que o fator que mais impacta no processo de saúde/vida/adoecimento é o estilo de vida.

Nesse livro, o Dr. Julizar Dantas, que é cardiologista e médico do trabalho, mostra como cada pessoa pode gerenciar os diversos componentes do estilo de vida com o objetivo de preservar a saúde do coração.

Colesterol alto? Hipertensão arterial? Diabetes? Obesidade? Estresse psicológico?

Em linguagem simples, o livro é utilíssimo enquanto norteador de atitudes pessoais. Saiba como mudar seu estilo de vida e ter boa saúde.

Informações: Editora Ergo - www.ergoltda.com.br


Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com



  

quinta-feira, 18 de abril de 2013

ACONTECEU NA REUNIÃO DE ONTEM



Após a leitura da ata da última reunião, cada participante manifestou sua opinião sobre o tema Por que estamos vivendo esta epidemia de dengue?

Dentre vários assuntos, decidiu-se que será estudada a elaboração de um regimento interno com base no modelo fornecido pelo Ministério da Saúde, dispondo-se a diretoria a ouvir sugestões dos presentes. Oportunamente poderá ser criada uma comissão que apresentará um projeto a ser aprovado pelo plenário;

Dona Odete Xavier, usuária, sugeriu apresentar ao CDS-Leste um pedido no sentido de o atendimento ao idoso ser realizado integralmente próximo à sua residência. Segundo alegou, o atendimento de várias especialidades em locais dispersos, numa verdadeira peregrinação, causa sérios problemas ao usuário, principalmente àqueles com dificuldade de locomoção.


Dona Odete Xavier – usuária do Posto


Mesa diretora que conduziu os trabalhos do CLSP - (clique na imagem para aumentá-la)
Da esquerda para a direita: Dona Conceição Dornas (Presidente), Ângela Maria Viegas (Diretora-Secretária) e Solange Cicarelli (Gerente do Posto)


Destacaram-se ainda os seguintes informes - muitas notícias boas:

- O Posto recentemente recebeu um aparelho de bioquímica que realizará hemograma completo com resultado imediato;

- A Campanha de Vacinação do Idoso está sendo realizada por uma equipe contratada especialmente para essa finalidade. No entender dos participantes, foi uma excelente providência que evitará o acúmulo de serviços para o pessoal do Posto, pois, caso contrário, em virtude da epidemia da dengue, todos os usuários ficariam prejudicados no atendimento;

- Como medida adicional à providência relatada acima, a referida vacinação está sendo realizada em local especial – bem próximo do Posto – à Rua Iara, n.º 375;

- Para atender os casos de dengue, o Posto continuará funcionando aos sábados e domingos;

- Estão sendo realizados estudos para implantação de um sistema que possibilitará a entrega de resultados de exames através de e-mail. Há previsão de que o novo serviço entrará em operação em setembro deste ano;

- Iniciados os trabalhos de preparação do terreno para construção da nova UPA-Leste!  

Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

PAUTA DA PRÓXIMA REUNIÃO DO CLSP



Conforme programado no nosso calendário, será realizada na próxima quarta-feira, dia 17, a terceira reunião ordinária de 2013 com a seguinte pauta:

1 - Reflexão - Por que estamos vivendo essa epidemia chamada Dengue?

2 - Leitura da ata.

3 - Informes e leitura das queixas e sugestões colocadas na caixa.

4 - Análise do Estatuto para iniciarmos a estruturação do Regimento Interno.

5 - Lanche.


Local: Salão de Reuniões do Posto – Rua Leopoldo Gomes, n.º 440 – Tel. 3277-5735.

Horário: às 14h.

Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com.
  

sábado, 13 de abril de 2013

DOAR É AMAR! MANIFESTE ESTA INTENÇÃO JUNTO A SEUS FAMILIARES!




REQUISITOS PARA UM CADÁVER SER CONSIDERADO DOADOR DE ÓRGÃOS (segundo Ju Lacerda, publicitária, de São Paulo, SP, que recebeu um rim doado pelo marido):


* Obter identificação e registro hospitalar;

* Obter a causa da morte encefálica estabelecida e conhecida;

* Não apresentar hipotermia (temperatura do corpo inferior a 35ºC), hipotensão arterial ou estar sob efeitos de drogas depressoras do Sistema Nervoso Central;

* Passar por exames neurológicos que avaliem o estado do tronco cerebral. Esses exames devem ser realizados por dois médicos não participantes das equipes de captação e de transplante e sim por médicos de confiança de sua família;

* Submeter-se a exame complementar que demonstre morte encefálica, caracterizada pela ausência de fluxo sangüíneo em quantidade necessária no cérebro, além de inatividade elétrica e metabólica cerebral;

* Estar comprovada a morte encefálica. Situação bem diferente do coma, quando as células do cérebro estão vivas, respirando e se alimentando, mesmo que com dificuldade ou um pouco debilitadas.

Importante: Após diagnosticada a morte encefálica, o médico do paciente, deve informar a família de forma clara e objetiva que a pessoa está morta e que, nesta situação, os órgãos podem ser doados para transplante.


Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com.

    Por questão de foro íntimo, estamos encerrando nesta data as atividades deste blog .