CALENDÁRIO

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

DOE LIVROS À BIBLIOTECA DO POSTO






A biblioteca está à disposição de todos na sala de espera da unidade. Ela funciona com livros doados pelos próprios usuários, servidores e todos os representantes da sociedade civil de nossa região.

Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com

DICAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE



O verão é a época do ano em que mais estamos sujeitos a raios, sendo que 45% das ocorrências no Brasil são nessa estação do ano. Cerca de 133 pessoas morreram no país, nos últimos doze anos, em decorrência do fenômeno.



Acidentes com raios




Raio é uma descarga elétrica muito intensa, que ocorre em certos tipos de nuvens e pode atingir o solo, causando prejuízos e ferindo pessoas e animais.

Ao atingir uma pessoa, o raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e de uma variedade de reações eletroquímicas.A chance de sobreviver é de apenas 2%.

As pessoas também podem ser atingidas por correntes elétricas que se propagam no solo, a partir do ponto que o raio atingiu. São as chamadasdescargas laterais.

Prevenção:

Pessoas que trabalham a céu aberto, como agricultores, estão mais sujeitos aos raios do que os moradores das cidades que, por ocasião das tempestades, podem abrigar-se em suas casas.
A principal recomendação para evitar acidentes com raios é não sair de casa durante as tempestades.

Se estiver na rua, sem um abrigo próximo e sentir seus pelos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um relâmpago (raio) está prestes a cair, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não se deite no chão!

O abrigo mais seguro: é em um veículo fechado, mantendo portas e janelas fechadas, sem encostar-se à lataria.

Outras recomendações importantes para a segurança são:

- não segurar objetos metálicos longos, como vara de pescar, etc.;

- não ficar próximo de árvores, cercas, trilhos, postes e linhas de energia elétrica, (que atraem os raios);

- não permanecer em locais abertos, como no topo de morros ou cordilheiras, praias, campos de futebol;

- não permanecer em varandas, sacadas, toldos e deques;

- não dirigir ou se abrigar em veículos sem capota, como tratores, motocicletas e bicicletas;

- não usar equipamentos elétricos ou o telefone.

Obs.: Ao contrário do que se diz popularmente, um raio pode, sim, cair várias vezes no mesmo local!



Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com        

terça-feira, 28 de novembro de 2017

RECADOS DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE



(I)


(II)

Reforçamos a importância da participação dos conselheiros municipais na Oficina de Formação e Mobilização do Controle Social que ocorre no dia 01.12, às 14h, no Centro de Referência da Juventude. Inscrições continuam  abertas na Secretaria do Conselho.




Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

PENÚLTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DESTE ANO


Conforme anunciado, esta Comissão Local realizou ontem sua penúltima reunião ordinária deste ano.

Foram debatidos diversos pontos do relatório/questionário da Região Leste, tendo vários participantes apresentado sua opinião/sugestão.    

Registramos a presença da Conselheira Municipal de Saúde/Leste Adriana Maia, que também é Coordenadora da Câmara da Assistência Farmacêutica.  

Relativamente aos informes e palavra livre, destacamos:

- Mutirão para atendimentos aos homens no dia de hoje, dentro do programa Novembro Azul.

- Oficina de Construção para Formação no Controle Social do SUS na próxima segunda-feira.


- Implantação de uma biblioteca na sala de espera da UBS para os usuários da unidade. Essa biblioteca funcionará com livros doados pelos próprios usuários, servidores e todos os representantes da sociedade civil de nossa região. 

 Momento de abertura dos trabalhos.

Adriana Maia discorrendo sobre temas recentes tratados na Região Leste.

 O conselheiro João Geraldo de Almeida relatando assuntos de interesse da Região Leste.


 Biblioteca que já se encontra à disposição dos usuários.


Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

MUTIRÃO DE ATENDIMENTO AOS HOMENS


A importância da prevenção para a saúde dos homens



O Posto de Saúde da Pompeia promoverá amanhã, dia 23, um mutirão de atendimento aos homens para diagnóstico de várias doenças. 

Horário: de 18 horas às 21 horas.

O Novembro Azul é uma campanha que conscientiza os homens sobre a adoção de hábitos saudáveis, prevenção de doenças crônicas, além do combate ao câncer de próstata, ao diabetes e outras doenças.

Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com





SUS, NENHUM DIREITO A MENOS!

OFICINA DE CONSTRUÇÃO PARA FORMAÇÃO NO CONTROLE SOCIAL




Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com



    Por questão de foro íntimo, estamos encerrando nesta data as atividades deste blog .