CALENDÁRIO

sábado, 31 de outubro de 2020

AMPLIAÇÃO DO MÉTODO WOLBACHIA

 

 MÉTODO WOLBACHIA NA NOSSA REGIÃO




A Fiocruz conduz programa com a bactéria Wolbachia, que, ao ser inserida em mosquitos Aedes aegypti inibe também a transmissão de Zika, chikungunya e febre amarela.


O Método Wolbachia vai começar a ser desenvolvido em outras regionais da cidade a partir de novembro. A iniciativa também passa a integrar as ações do Estudo Clínico Controlado Randomizado (RCT, sigla em inglês).

Até o fim do ano, todos os bairros que estão contemplados no estudo clínico, em uma área onde vivem cerca de 400 mil pessoas, vão ser atendidos. A iniciativa é complementar às demais ações de controle das arboviroses realizadas pela PBH. A implantação será progressiva, até atingir a totalidade da cidade.

Para mais informações sobre as ações e os locais que vão passar a contar com a iniciativa, procure a gerência de zoonoses das regionais, se informe e ajude a conscientizar a população sobre a importância dessa nova estratégia.

O Método Wolbachia começou a ser implantado em Venda Nova, no dia 5 de outubro, com soltura dos mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia nas áreas de abrangência dos centros de saúde Copacabana, Jardim Leblon e Piratininga. As ações são realizadas pelos agentes de combate a endemias e contam com apoio da comunidade local. 

A Wolbachia é um microrganismo intracelular presente em 60% dos insetos da natureza, mas que não estava presente no Aedes aegypti. Quando presente no Aedes, ela impede que os vírus das doenças transmitidas pelo vetor se desenvolvam dentro do inseto, contribuindo para a redução da dengue, zika e chikungunya. Para produção desses mosquitos foi implantada pelo município uma biofábrica no Bairro São Francisco.

O Estudo Clínico Controlado Randomizado é complementar ao trabalho de implementação do Método Wolbachia realizado pela PBH e Fiocruz, e será conduzido por uma equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A pesquisa prevê o monitoramento da saúde de crianças de 6 a 11 anos, de escolas municipais para acompanhar a incidência de doenças transmitidas pelo Aedes e, portanto, aferir o impacto sobre a transmissão das arboviroses transmitidas pelo vetor.



Contato com este blogconslocsaudepompeia@gmail.com.


                               Ver comentário
                                   
  

sábado, 3 de outubro de 2020

CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE LEITE HUMANO NA REGIÃO LESTE DE BH

 

A amamentação é capaz de reduzir em 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos.

 Apesar da pandemia, o Centro de Saúde Pompeia continua ativo, recebendo doações de leite materno!

 A URS Saudade, localizada na Rua Vinte e Oito de Setembro, n.º 372, no Bairro Esplanada, é um posto de coleta de leite humano que pode salvar vidas – recolhe leite de todas as unidades da Região Leste -, também continua ativa e aceitando doações. 


As fotos de duas caixas com leite humano, enviadas hoje ao Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares, ilustram que esse trabalho continua, apesar da pandemia:

 


 


Carmen Furtado, auxiliar de enfermagem, encarregada de providenciar o acondicionamento e envio do precioso alimento ao mencionado banco de leite:

 



Contato com este blogconslocsaudepompeia@gmail.com.

 


quarta-feira, 23 de setembro de 2020

DEBATE NA ABRASCO

 


Ágora Abrasco debate hoje condições e possibilides para o retorno às aulas

 


A questão acerca da volta às atividades escolares tem tomado grande espaço no debate público por conta da decisão de retorno sinalizada por alguns estados do país. A decisão desperta a preocupação de educadores, sanitaristas, estudantes e familiares e é, antes de tudo, uma medida que impacta toda a sociedade e requer medidas de controle sanitário, de rastreamento e testagem de casos. Para aprofundar o debate, a Ágora Abrasco realiza nesta terça-feira (22/09) esta sessão que reunirá especialistas em saúde, educadores e gestores para falar sobre o tema.

 

 

 

Colóquio: Covid-19 e o retorno às aulas: condições e possibilidades  

 

Assista na TV Abrasco

 https://www.youtube.com/watch?v=TjZYqlMkq5A&feature=youtu.be



Contato com este blogconslocsaudepompeia@gmail.com.

 

 

domingo, 20 de setembro de 2020

ESTAMOS CELEBRANDO O ANIVERSÁRIO DO SUS!

 




LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


TÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.


O Sistema Único de Saúde do Brasil – conhecido como SUS – lançou os alicerces de um sistema de saúde melhor para o país, contribuindo para o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida da população, é o que afirma o livro “20 anos de Construção do SUS no Brasil”, lançado pelo Banco Mundial.


Contato com este blogconslocsaudepompeia@gmail.com.

 

sábado, 19 de setembro de 2020

QUEM FAZ ANIVERSÁRIO HOJE É MÉRCIA

 


Mércia Inês Pereira, nossa primeira secretária, completa hoje mais um ano de vida.



 

À competente companheira, que também é participante ativa da causa ambiental, nossos votos de muita saúde e longos anos de vida!


Contato com este blogconslocsaudepompeia@gmail.com.

 


quinta-feira, 10 de setembro de 2020

ANIVERSARIANTE DE HOJE

 

CONCEIÇÃO DORNAS



É com economia de palavras que este blog saúda a companheira Conceição Dornas, atual Presidente da Comissão Local de Saúde do Centro de Saúde Pompeia, pois, se fossem enumerados aqui todos os bons serviços prestados por ela à comunidade durante quase cinco décadas, o tempo de que dispomos e o espaço permitido por este blog não seriam suficientes.



 Desejamos à invejável guerreira muita saúde, paz, amor e vida longa!


Contato com este blogconslocsaudepompeia@gmail.com.


    Por questão de foro íntimo, estamos encerrando nesta data as atividades deste blog .