CALENDÁRIO

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

COMO CURAR A RESSACA


ESSE MAL, QUE AFLIGE QUEM PASSA DOS LIMITES COM O COPO, TAMBÉM TEM UM NOME CIENTÍFICO: VEISALGIA




O que é ressaca?
A ressaca é um sintoma que quebra teu humor, não te deixa levantar direito da cama, traz dores em músculos que nem sabias que existiam e… “deuses, eu nunca mais vou beber”! Ao menos é assim que costumamos pensar quando temos ressaca.
Geralmente, a dor de cabeça pulsando a cada movimento feito — e com alguns movimentos não feitos também —  é resultado da noite anterior, que foi divertida, mas talvez um pouco exagerada. Ok, a quem estou enganando? Se tem ressaca, não é talvez. Teve exagero.
A ressaca, cientificamente chamada de veisalgia, nada mais é do que sinais do nosso corpo de que ingerimos álcool demais.
Quando ingerimos bebidas alcoólicas, o estômago e intestino mandam o álcool para o sangue e então para o fígado, que o metaboliza. Ele é capaz de processar em torno de uma dose de bebida alcoólica por hora.
Se passamos disso, a ressaca pode aparecer, e quanto mais exageramos, mais forte ela vem. Vamos aprender um pouquinho sobre esse efeito das manhãs pós-bebedeira?

Metabolismo do álcool no organismo
Quando bebemos, o álcool vai até o estômago e então para o intestino, que faz a maior parte da absorção da substância, e faz isso rápido, levando o álcool para o sangue e, de lá, para o fígado.
Diferente do intestino, o fígado não consegue processar o álcool tão rápido. Sua capacidade média fica no entorno de 10 gramas de álcool por hora, o equivalente a pouco menos de uma lata de cerveja ou uma taça de vinho.
Qualquer excesso fica no sangue até que o fígado esteja liberado. Ou seja, se você beber duas taças de vinho em uma hora, o que equivale a aproximadamente 24 gramas de álcool, o fígado levará perto de duas horas e meia para processar tudo isso.
Durante a primeira hora, pelo menos 14 gramas de álcool estarão circulando pelo seu sangue, cérebro e pelo corpo todo.
Seus neurônios acabam sendo afetados por este álcool e o resultado é a bebedeira. Quanto mais álcool se ingere, mais tempo dura e mais forte é a intoxicação.

Medicamentos
Alguns medicamentos podem ajudar com a ressaca. Analgésicos podem aliviar a dor de cabeça e do corpo, enquanto alguns podem acelerar o metabolismo do fígado. Existem alguns medicamentos que devem ser evitados, por exemplo o tylenol, já que seu princípio ativo briga com o álcool.
Os medicamentos para a ressaca são variados e podem servir para aliviar as dores, náuseas e diarreia.

Para combater as dores de cabeça e do corpo, pode-se usar:
* Ibuprofeno;
* Aspirina.

Lembre-se de que o paracetamol não reage bem com o álcool, já que ambos afetam o fígado, e por isso ele deve ser evitado para ressacas.



Contato com este blogconslocsaudepompeia@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

    Por questão de foro íntimo, estamos encerrando nesta data as atividades deste blog .