CALENDÁRIO

quinta-feira, 16 de maio de 2013

NOTAS SOBRE A GREVE DO PESSOAL DA SAÚDE



ORIENTAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO




O Ministério Público de Minas Gerais expediu no dia 9 último recomendação à PMBH e à Secretaria Municipal de Saúde a adoção de nova política remuneratória de todos os profissionais de saúde do município.

A proposta do executivo municipal deverá ser apresentada até o dia 25 de maio.

Para o Promotor de Justiça Nélio Costa Dutra Júnior, é notória a questão dos baixos salários pagos aos agentes comunitários de saúde, cujos valores iniciais estão abaixo do salário mínimo legal.

O Promotor destaca ainda que, apesar do déficit de profissionais de saúde na maioria das equipes do programa de Saúde da Família, a administração municipal recebeu do Fundo Nacional de Saúde, entre o ano de 2012 e até o mês de abril de 2013, mais de 32 milhões de reais para fins de custeio dos salários de agentes comunitários de saúde e, ainda, quase 60 milhões para custeio dos demais profissionais de saúde que compõem as equipes de Saúde da Família.

O promotor não descarta, ainda, a possibilidade de intervenção do MPMG, visando a regularização do atendimento à população usuária do SUS nas unidades básicas de saúde, a cargo da gestão municipal de saúde.


  ASSEMBLEIA DOS MÉDICOS NO DIA 13 DE MAIO




Entre outras, foram aprovadas estas decisões:

1 – Manutenção de 70% dos serviços médicos, com organização a cargo de cada unidade de saúde. A decisão é em respeito à liminar expedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

2 – Não utilizar o Prontuário Eletrônico durante os registros de atendimentos.

3 – Não utilizar as impressoras matriciais e impressoras compartilhadas.

4 – Não preencher os formulários de produtividade.

5 – Nos locais onde existam equipes sem médicos, os médicos de família só devem atender urgências e emergências dessas equipes.

6 – Emissão de receitas somente com consultas médicas.

7 – Como forma de protesto, os profissionais médicos devem usar roupas pretas durante o horário de trabalho.

8 – A próxima assembleia da categoria está marcada para o dia 20 (próxima segunda-feira), às 19 h, no sindicato (Rua Padre Rolim,n.º 11).

Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

    Por questão de foro íntimo, estamos encerrando nesta data as atividades deste blog .