CALENDÁRIO

terça-feira, 9 de agosto de 2022

MANIFESTAÇÃO DE UMA LEITORA DESTE BLOG

 Em gratidão ao SUS

 Na primavera de outubro de 1988 promulgava-se a Nova Constituição, estabelecendo novo ordenamento jurídico.

Novo tempo estava por  começar. Inesquecível a emoção que vivemos ao ver tantos direitos conquistados. O artigo 5º dessa Nova Carta foi quase que decorado pelos concursandos aos cargos públicos - artigo dos Direitos Fundamentais do cidadão brasileiro.

Não há jeito de descrever a emoção. Liberdade, Segurança, Informação, Transparência etc., e Saúde. Alguns desses direitos foram ressuscitados e outros inéditos inaugurados para nosso povo. Como qualquer ato da vida humana, não se chegou à perfeição. Muitos itens dessa Carta ainda estão lá em intenção. Mas o que se pôs em prática vigorou. Dentre eles à assistência à saúde. Ressalto aqui um acontecimento que muito me emocionou: a cirurgia da separação de 2 irmãos siameses que compartilhavam de uma mesma cabeça e cérebro. Uma única artéria nutria aquele órgão "rei" ao restante dos 2 corpos. Toda tecnologia conhecida não alcançava a precisão do ato cirúrgico. Uma preparação de 4 anos para se conseguir dar nova vida a aquelas crianças,  permitindo a cada uma  viver a sua individualidade.  Algum plano de saúde suplementar cobriria os custos dessa equipe altamente especializada? Essa cirurgia ocorreu no Rio de Janeiro há poucos dias e contou com a assistência de um neurocirurgião inglês.

Como também não salientar as medicações de altíssimo custo fornecidas com o suporte do SUS?

Vidas são mantidas ao custo dessas medicações, quer sejam pobres ou ricos, o direito é universal.

Brasileiros que tentam a sorte em terras estrangeiras aqui retornam para se tratarem pelo SUS.

Na pandemia da Covid-19, ainda em vigor, vidas também foram salvas graças à ampliação de leitos e dispositivos de CTI.  Manipulação de vacinas e distribuição em todo território nacional.

Em todas as cidades os Centros de Saúde permanecem cotidianamente recebendo seus pacientes, acolhendo seus sintomas, as Upas triando as emergências, enquanto as ambulâncias e os Pronto Atendimentos abrem suas portas, recolhendo corpos acidentados de qualquer ser humano que nessas terras estão pisando.  

E muito mais teria por dizer para ressaltar a importância do SUS na preservação da vida.

Hoje minha gratidão e homenagem são para o SUS.

   

   *Áurea Imaculada Miquelão. Psicóloga e usuária do SUS.

 

Contato com este blogconslocsaudepompeia@gmail.com.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

    Por questão de foro íntimo, estamos encerrando nesta data as atividades deste blog .