CALENDÁRIO

sábado, 2 de novembro de 2019

PARA RELAXAR - Vamos falar de câncer de pele



--- Pode-se relaxar falando

 sobre câncer de 

pele? (leia até o final).



O CÂNCER DE PELE


Não havia mais qualquer dúvida. Aquela protuberância acastanhada, irregular nas bordas, era muito suspeita. Sua presença, notada no dia anterior, incomodava.
O folheto que alertava sobre os perigos da exposição intensa à radiação ultravioleta, no verão, recomendava: "Examine sua pele regularmente e reconheça os sinais precoces de tumor. Ele pode surgir em forma de uma pinta preta ou acastanhada, que muda de cor e textura, tornando-se irregular nas bordas e que cresce de tamanho".
Lá estava ela - grudada na barriga. Não doía, mas tinha um aspecto estranho. Tomara certos cuidados para não machucá-la. Já ouvira dizer que os caroços, pintas e espinhas desse tipo não podiam sangrar e, inconscientemente, mudou a postura: encolheu a barriga - o que lhe conferiu um ar engraçado no modo de andar.   Houve até quem chegara a brincar:
- Ei, você engoliu uma vassoura? - Mas ele não achara graça. Afinal, quem está com carcinoma basocelular, ou melanoma - seria carcinoma espinocelular? - não encontra motivos para rir.              
A ansiedade não o deixou dormir naquela noite. Teve medo de rolar na cama e ferir a saliência. Não podia perder tempo. Marcara consulta com um dermatologista para o dia seguinte. Preocupava-o a possibilidade de ter que submeter-se a longas sessões de radioterapia. Quimioterapia... Aterrorizava-o a ideia de perder os cabelos...  Foi um alívio o clarear do dia.      
A expectativa na sala de espera do consultório durou pouco. Era o primeiro paciente. Cabisbaixo, já certo de que estava com os dias contados, em poucas palavras explicou ao médico o motivo da consulta. Este pediu-lhe para tirar a camisa e deitar-se. Após examinar a pequena saliência com uma lupa, o médico fez uma careta e sentenciou:
- É um ixodídeo do gênero Amblyomma Koch: um enorme carrapato!   


---- Do livro Plínia trunciflora e outras crônicas (MIQUELÃO, João Bosco. Niterói: Ed. Alternativa, 2016  - ISBN 978-85-63749-57-4).    


Contato com este blogconslocsaudepompeia@gmail.com.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

    Por questão de foro íntimo, estamos encerrando nesta data as atividades deste blog .