CALENDÁRIO

domingo, 17 de novembro de 2013

17 DE NOVEMBRO – DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

Câncer de próstata diagnosticado no início pode ter 90% de chance de cura




O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado oficialmente no dia 17 de novembro, mas as ações de prevenção se estendem por todo mês como parte da campanha de conscientização da doença, o Novembro Azul. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que 60 mil homens serão diagnosticados com este tipo de câncer a cada ano no Brasil. Parte natural do desenvolvimento do homem, a hiperplasia prostática benigna (aumento da próstata) pode acometer até 80% dos homens com 50 anos ou mais, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia.

Em alguns casos, esse crescimento é exagerado, e pode causar complicações, uma vez que a próstata aumentada pode pressionar a uretra, canal responsável por excretar a urina. Essa condição benigna pode evoluir para um câncer de próstata - o segundo câncer mais incidente entre os brasileiros do sexo masculino.

A Sociedade Brasileira de Urologia aumentou para 50 anos a idade considerada mínima para que os homens procurem um médico especialista e façam exame de câncer de próstata para um diagnóstico precoce. A idade recomendada até então pelos urologistas era de 45 anos.

Homens costumam se preocupar muito menos com a saúde do que as mulheres. 

Muitos deles deixam de ir ao médico por vários motivos, inclusive medo, e em 70% dos casos são arrastados por insistência delas.

Câncer de próstata diagnosticado no início pode ter 90% de chance de cura.


Contato com este blog:  conslocsaudepompeia@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

    Por questão de foro íntimo, estamos encerrando nesta data as atividades deste blog .