CALENDÁRIO

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

TEXTO INFORMATIVO SOBRE MEDICAMENTOS


12 HÁBITOS ERRADOS NA HORA DE TOMAR UM MEDICAMENTO
----- Colaboração de Isabela Vaz Leite Pinto, farmacêutica do  C.S.Pompeia.

1- NÃO SEGUIR O TEMPO DE TRATAMENTO PRESCRITO
Muitas pessoas param de tomar o medicamento assim que os sintomas melhoram ou diminuem. Isso acontece muito com os Antibióticos que possuem tratamentos mais prolongados de no mínimo 5 ou 7 dias e até 14 ou 21 dias ou mais, em alguns casos específicos. Em geral, no segundo ou terceiro dia, os sintomas da infecção como febre, dores e a indisposição diminuem ou somem, aí a pessoa acha que se curou e para o tratamento. Este é o maior erro que a pessoa pode cometer em um tratamento com Antibiótico, pois o tratamento ainda não acabou. Com certeza ainda existem cepas de bactérias resistentes ao antibiótico no organismo da pessoa e, que numa próxima oportunidade, quando a imunidade da pessoa estiver baixa, essas bactérias vão se reproduzir, a pessoa vai ficar doente novamente e o primeiro Antibiótico (aquele que sobrou da receita que o médico deu e você achou que iria dar para aproveitar de novo), não vai resolver o problema.

2- NÃO OBEDECER OS HORÁRIOS CORRETOS PARA TOMAR O MEDICAMENTO
Tão importante quanto tomar o medicamento no tempo certo é tomar nos horários indicados. Se a pessoa deixa de tomar o medicamento na hora correta corre o risco de da concentração do medicamento ficar abaixo da Concentração Terapêutica Mínima, com isso perder sua eficácia. Por isso fique atento ao horário correto de tomar o seu medicamento.

3- TOMAR O MEDICAMENTO COM “LIQUIDOS COM SABOR”
Quando digo líquidos com sabor estou incluindo os SUCOS, LEITE, CHÁS, CAFÉ e REFRIGERANTES. Não se deve tomar medicamentos com sucos, leite, café, chás ou refrigerantes, pois podem possuir proteínas ou outras substâncias em suas composições que podem se combinar com as moléculas do medicamento dificultando sua absorção ou até mesmo inibindo o efeito do medicamento no organismo. O líquido mais indicado para se tomar os medicamentos é a ÁGUA. Cerca de 200 ml (um copo), é uma boa quantidade de água, e faz com que o estômago se esvazie mais rápido e o princípio ativo do medicamento chegue mais precocemente ao intestino, onde a maioria dos medicamentos é realmente absorvida.

4- TOMAR O MEDICAMENTO COM O ESTÔMAGO CHEIO OU VAZIO?
Depende do medicamento. Algumas vezes o estômago cheio pode auxiliar, ao proteger a mucosa estomacal de irritação provocada pelo medicamento. Outras vezes o estômago cheio pode atrapalhar a absorção ou metabolismo de um medicamento e este deve ser tomado em jejum. Após tomar um medicamento com o estômago vazio, só podemos nos alimentar por volta de 1 hora depois de ter tomado o medicamento.

5- TODOS OS COMPRIMIDOS PODEM SER PARTIDOS?
 Como regra geral, os comprimidos podem ser partidos quando possuem descrito na sua bula que podem ser partidos, neste caso irão apresentar aquela divisão em forma de um sulco (como se fosse uma ranhura) que vem de fábrica. Estes comprimidos podem ser partidos porque quando há esta ranhura significa que a indústria farmacêutica nos garante que o princípio ativo está distribuído uniformemente no comprimido. Porém, muitas vezes partir o comprimido ao meio não garante que a divisão seja feita de forma igual. Uma metade pode ficar com menos princípio ativo do que a outra. Assim, o ideal é evitar de partir os comprimidos.

6- ENGOLIR COMPRIMIDOS SUB-LINGUAIS
Essa via de administração permite que a ação do medicamento seja mais rápida. Nada de engolir direto. Estes medicamentos foram feitos para dissolverem rapidamente debaixo da língua, portanto devem ser colocados lá e deixados até dissolverem por completo.

7- TOMAR MEDICAMENTOS VENCIDOS
O medicamento vencido não deve ser consumido, a indústria farmacêutica garante a qualidade, segurança e eficácia do medicamento até a data de vencimento. Após essa data, o medicamento começa a perder efeito, e não tem sua segurança garantida, podendo até fazer mal a quem tomar.

8- GUARDAR OS MEDICAMENTOS EM LOCAIS QUENTES E/OU ÚMIDOS
Calor e umidade podem gerar contaminações, reações indesejadas e perda da concentração de princípios ativos. Muitas pessoas armazenam os medicamentos no armarinho do banheiro, em cima da geladeira na cozinha, esse hábito deve ser abolido. Medicamentos não devem ser guardados juntamente a alimentos ou produtos e limpeza. Evitar exposição à luz do sol.
Deve-se guardar os medicamentos de preferência em caixas plásticas em local seco e arejado, sempre em suas embalagens originais e com suas respectivas bulas. Dessa forma garante-se o acesso às informações do medicamento, como lote, data de validade, posologia e indicação. Mantenha sempre os medicamentos longe do alcance de crianças e animais domésticos para evitar possíveis intoxicações.
Medicamentos que necessitam de refrigeração NUNCA devem ser guardados na porta das geladeiras, devido as grandes variações de temperatura e nem próximos ao congelador.

9- DESCARTAR MEDICAMENTOS NO LIXO COMUM
Na hora de jogar fora os medicamentos, procure as caixas coletoras disponibilizadas em farmácias, drogarias e postos de saúde. Se você descarta o seu medicamento no lixo ou dá descarga, expõe o meio-ambiente a contaminação por resíduos químicos. Estes resíduos químicos podem causar muitos danos ao meio ambiente pois não são removidos em lixões, aterros sanitários ou estações de tratamento de esgoto. Existem empresas especializadas em incinerar os resíduos químicos e de saúde gerados por estabelecimentos de saúde que recolhem os medicamentos descartados.

10- TOMAR MEDICAMENTOS INDICADOS POR VIZINHOS OU PROPAGANDAS
Sempre que você ou alguém de sua família estiver sentindo mal, procure orientação com um profissional da saúde. Cada pessoa tem suas particularidades, por isso, o medicamento que fez bem para sua vizinha pode ser prejudicial a você. Seus hábitos de vida, doenças que tenha, idade, entre outros fatores, interferem no tratamento.

11- USAR MEDICAMENTOS SEM NECESSIDADE
Há pessoas que não perdem uma promoção, mesmo se for de medicamentos. Não tenha em casa medicamentos que você não precisa. Usar o produto sem a indicação adequada pode ser prejudicial à sua saúde.

12- ABANDONAR O TRATAMENTO
Muitas pessoas, quando não percebem uma melhora imediata, abandonam o tratamento. Às vezes, a melhora pode levar alguns dias ou algumas semanas. Na dúvida, converse com o seu farmacêutico.



CUIDE DE SUA SAÚDE
ELA É O SEU BEM MAIS PRECIOSO!



Contato com este blog: conslocsaudepompeia@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

    Por questão de foro íntimo, estamos encerrando nesta data as atividades deste blog .